Quanto custa abrir empresa em São Paulo?

Quer ter seu próprio negócio, mas não sabe quanto custa abrir uma empresa em São Paulo? Fique tranquilo, que é muito menos do que imagina!

Na verdade, o sonho de abrir um negócio na maior cidade da América Latina é mais comum do que se imagina. Afinal, com tantas oportunidades que a cidade oferece, o que não faltam é empreendedores sonhando em tornarem-se seus próprios patrões.

Mas para atuar dentro da legalidade, é fundamental fazer tudo como manda a lei, e isso inclui alguns registros, alvarás e o pagamento de taxas. Inclusive, para explicar quanto custa abrir uma empresa em São Paulo, preparamos o artigo abaixo. Confira e tire suas dúvidas!

Quais os documentos necessários?

Para começar, vamos explicar quais os documentos necessários para abrir uma empresa em São Paulo. Eles devem ser reunidos no início do processo, para garantir que tudo corra o mais rapidamente possível. 

Basicamente, você precisará do seguinte:

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Folha espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda
  • Alvará de funcionamento
  • Entre outros documentos específicos da cidade

Para os sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada
  • Cópia da certidão de casamento, caso seja casado
  • 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente

Tais documentos serão usados para a elaboração do contrato social, para a obtenção do CNPJ, e para os demais registros necessários no processo de abertura de empresa.

Quanto custa abrir empresa em São Paulo?

Agora vamos à sua principal dúvida: quanto custa abrir empresa em São Paulo! Na verdade, o custo final é formado por diversos processos ao longo da abertura do negócio.

O primeiro passo é fazer o registro do negócio na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). E neste caso, as taxas variam de acordo com a natureza jurídica da empresa, ficando da seguinte forma:

  • Empresa Individual: R$ 91,05
  • Sociedades Empresárias (exceto por ações): R$ 207,12
  • Sociedades por Ações e Empresa Pública: R$ 442,17
  • Sociedade Cooperativa: R$ 226,61
  • Consórcio e Grupos de Sociedades: R$ 124,21

Certificado digital

Outro custo que precisa ser considerado é a aquisição do Certificado Digital. Ele é uma espécie de identidade e assinatura das empresas, necessário para a realização de diversas operações digitais, incluindo aí a emissão de nota fiscal.

No Brasil, há algumas autoridades certificadoras que podem emitir o certificado digital, autorizadas pela Receita Federal. Há também diferenças entre os certificados, da seguinte forma e valores:

  • Certificado A1: O certificado digital A1 é disponibilizado como um arquivo de computador criptografado e protegido por senha com validade de 1 ano. Custo Médio: R$ 250,00
  • Certificado A3: O certificado digital A3 é disponibilizado através de uma mídia externa que pode ser um cartão ou um token, com validade de 3 anos. Custo Médio: 500,00

Alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é o documento emitido pela Prefeitura que concede permissão e autorização para que determinada empresa funcione e exerça suas atividades no local indicado.

E como tal, também tem um custo, que deve ser somado na hora de saber quanto custa abrir uma empresa em São Paulo. Como regra geral, todas as empresas precisam solicitar a emissão do Alvará de Funcionamento na Prefeitura, com exceção do MEI.

Mas é preciso entender que, antes de receber o Alvará de Funcionamento, outras etapas precisarão ser cumpridas, como a obtenção de licenças do Corpo de Bombeiros, Ambiental e Sanitária, se seu empreendimento tiver ligação com essas áreas.

O custo para emissão do Alvará de Funcionamento SP varia de acordo com o tipo de empresa, sendo isenta para algumas e cobrada para outras.

Quando cobrada a taxa para emissão do Alvará de Funcionamento pela Prefeitura de São Paulo inicia em R$ 169,84 para outras.

Tenha uma contabilidade ao seu lado

Uma dica fundamental que damos para quem deseja abrir uma empresa em São Paulo é contar com uma contabilidade especialista na área ao seu lado. Ela saberá lhe informar sobre tudo o que é necessário, além de cuidar de todo o processo burocrático.

De modo geral, alguns escritórios contábeis costumam cobrar por este serviço, com valores que variam de contador para contador. Mas aqui na Ruy & Cecon este serviço é feito de forma gratuita.

Você só paga as taxas dos documentos necessários para regularização (alvará, registro na JUCESP, etc). Não cobramos honorários contábeis para abrir a sua empresa! Fazemos todos os procedimentos burocráticos de abertura, desde a elaboração e registro do Contrato Social na Junta até a emissão do cartão do CNPJ.

Além disso, analisamos as principais características e enquadramos a sua empresa no regime tributário mais adequado para reduzir impostos. Ou seja, cuidamos de todo o processo de abertura da empresa, enquanto você pode se dedicar a outras áreas para tornar seu negócio real.

Por fim, esperamos que tenha compreendido quanto custa abrir empresa em São Paulo e, para tornar o processo mais rápido, prático e econômico, conte com a Ruy & Cecon ao seu lado. Para saber mais, confira nossa página completa com esta solução!