Aumentar o capital de giro é uma etapa importante em toda empresa que deseja manter-se competitiva no mercado. Ele também permite cumprir com as obrigações financeiras de curto prazo, e ter dinheiro para reinvestir no negócio.
O problema é que muitas empresas falham porque não consideram o capital de giro necessário para administrar o dia a dia. Isso faz com que o negócio comece ou fique sem fundos disponíveis para operar e o saldo do patrimônio seja perdido.
Esse desequilíbrio patrimonial pode levar ao fechamento de negócios que seriam mais viáveis no longo prazo. O acesso ao crédito é vital para as empresas expandirem ou fortalecerem o capital de giro de que precisam para se sustentar no mercado e crescer.
No artigo que compartilhamos abaixo, detalhamos o que é e o que fazer para aumentar o capital de giro. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é capital de giro?
As empresas podem otimizar seu capital de giro e alinhar suas necessidades de fluxo de caixa com seu ciclo de conversão de caixa.
Mas primeiro, para entrarmos no assunto corretamente, vamos definir brevemente alguns conceitos-chave.
Liquidez refere-se à facilidade com que um ativo (como produtos, serviços e contas a receber) pode ser convertido em dinheiro pronto para gastar sem afetar seu preço de mercado.
É importante entender isso porque o capital de giro da sua empresa mede a liquidez e a eficiência operacional do seu negócio, o que permite avaliar sua capacidade de cumprir suas obrigações de curto prazo.
É calculado subtraindo-se o ativo circulante (caixa, contas a receber e estoque) do passivo operacional de curto prazo (contas a pagar, despesas administrativas e impostos). O restante é seu capital de giro.
Esse cálculo pressupõe que todos os ativos circulantes de sua empresa sejam liquidados para cobrir passivos com vencimento em menos de 12 meses.
Se o resultado for positivo, sua empresa pode financiar suas operações de forma orgânica, pois gera lucros suficientes para pagar suas contas no curto prazo.
Além disso, esse resultado positivo mostra o nível de excesso de liquidez que você tem, que você pode usar como fonte de financiamento interno para investir em oportunidades futuras de crescimento.
No entanto, se o seu capital de giro for muito alto, nem sempre é bom. Pode indicar que a empresa tem muito estoque ou não está investindo seu excesso de caixa.
Se for negativo, é provável que você tenha dificuldades para fazer face às despesas e precisará de empréstimos ou emissão de ações para financiar sua operação e, assim, ter liquidez suficiente para aproveitar as oportunidades de crescimento.
Como aumentar o capital de giro?
Como vimos, a diferença entre o ativo circulante e o passivo operacional de curto prazo é conhecida como capital de giro. E para aumentar o capital de giro, o empreendedor pode tomar as seguintes medidas:
Melhore as formas de pagamento
Procurar maneiras de gerenciar como cobramos as vendas a prazo de forma diferente pode ser positivo, mas também pode levar a problemas com nossos clientes se a solução for muito agressiva.
Uma opção, por exemplo, seria oferecer incentivos como descontos quando o cliente paga à vista. Por outro lado, sanções ou punições também podem ser estabelecidas quando um cliente está atrasado em seus prazos de pagamento, por exemplo, cobrando juros.
Controle seu estoque
Outro aspecto relevante para ser mais eficiente na gestão do capital de giro, principalmente nas empresas que vendem produtos, é controlar bem o estoque, no sentido de saber quais deles são vendidos mais rapidamente e quais não são.
Claro, aqueles produtos com alta rotatividade venderão mais rápido, então você terá mais fluxo de caixa e, como consequência, maior capital de giro.
Da mesma forma, aqueles produtos que demoram mais para vender, o simples fato de comprar menos quantidade de acordo com a demanda do mercado, nos permitirá ter maior liquidez.
Tenha uma linha de crédito
Em alguns casos, também pode ser solicitada uma linha de crédito para suprir a falta temporária de capital de giro. Uma linha de crédito ainda é um empréstimo de curto prazo, em geral com juros menores.
É uma boa opção se você tiver problemas relacionados ao capital de giro. No entanto, deve-se recorrer a esse tipo de financiamento se realmente for possível assumir os pagamentos. Caso contrário, recomendamos não correr esse risco.
Negocie prazos de pagamento com fornecedores
Ao estabelecer relacionamentos com seus fornecedores, procure sempre encontrar condições de pagamento flexíveis, para que você possa ter uma folga caso um cliente ou vários clientes não paguem em dia.
Se numa situação extraordinária não tiver dinheiro para pagar, pode falar com o seu fornecedor e tentar negociar uma prorrogação dos prazos.
Controle suas despesas
Embora possa parecer óbvio, muitas empresas tendem a esquecê-lo. Quando você é uma pequena empresa, é importante controlar cuidadosamente como os recursos que você tem são gastos.
O conselho é simples: não desperdice seu dinheiro, gaste apenas no que é prioritário e necessário para a sobrevivência do seu negócio. Algumas soluções para esse problema podem ser, por exemplo, contratar serviços temporários para reduzir custos, em vez de assinaturas ou serviços fixos que você pode não estar usando no dia-a-dia.
Também é aconselhável focar na otimização dos processos produtivos da empresa para economizar recursos.
Tenha um BPO Financeiro
Uma forma de aumentar seu capital de giro é também melhorando sua gestão financeira. E nem sempre o gestor pode ter o tempo ou o conhecimento necessário para isso. A solução é terceirizar por meio do BPO Financeiro.
Nele, uma equipe altamente qualificada é contratada para gerir o financeiro do negócio, permitindo identificar gastos desnecessários, furos, e oportunidades. Dessa maneira, também é possível aumentar o capital de giro e usá-lo com mais sabedoria.
Conte com a Ruy Cecon
Como viu, aumentar o capital de giro de uma empresa é fundamental para quem deseja manter-se forte no mercado e aproveitar as oportunidades que surgirem. E o BPO Financeiro é uma forma de se conseguir isso.
Aqui na Ruy Cecon temos entre nossas soluções a terceirização da gestão financeira, com profissionais altamente qualificados para ajudar sua empresa na gestão dos seus recursos.
Portanto, se você deseja aumentar o capital de giro, siga nossas dicas. E para contar com a solução do BPO Financeiro, clique aqui e entre em contato com a Ruy Cecon!