Existem ferramentas que são essenciais para qualquer empreendedor. Não importa que tipo de negócio, empresa ou organização esteja sendo planejada, o fluxo de caixa permite que você acompanhe facilmente as receitas e despesas.
À primeira vista, é um formulário onde deve ser registrada a diferença entre o dinheiro que entra na caixa e o que sai, como cobranças e pagamentos, em um determinado período de tempo. Este é um indicador muito importante para controlar a contabilidade da empresa, pois contabiliza sua situação de solvência.
Mas o fluxo de caixa não é apenas isso. Bem ao contrário, é muito mais, conforme explicamos no artigo abaixo, onde também mostramos como você deve fazer o seu. Confira!
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é um termo financeiro que se refere às entradas e saídas de dinheiro que ocorrem em uma empresa em um determinado período.
O fluxo de caixa nos permitirá obter a acumulação líquida de ativos líquidos durante um determinado período de tempo. É uma ferramenta muito importante na hora de realizar a análise financeira de uma empresa.
Preparar um fluxo de caixa é fundamental, pois se seu resultado for negativo, significa que a empresa não consegue honrar suas dívidas. Essa situação nos obrigaria a reduzir despesas.
Como? Por exemplo, ao solicitar um refinanciamento ou redução de estoque. Dessa forma, um fluxo de caixa projetado no prazo pode nos salvar da falência. Uma boa gestão de tesouraria é sinônimo de sucesso!
Além de essencial para sua sobrevivência, a liquidez da empresa também atrairá investidores. Com certeza você já está percebendo o seu valor, certo?
Por que é essencial?
Uma das razões para utilizar esta ferramenta é que ela permite um controle contábil rigoroso. Pode ser diária, mensal, bimestral ou no período de tempo que o negócio necessitar. No entanto, não é o único motivo.
O fluxo de caixa é uma ferramenta de análise: contém todas as informações necessárias para atuar em caso de emergências, transtornos ou mudanças de rumo econômico externo ao empreendimento. Também para projetar no futuro.
Sabendo disso, tanto investidores, administradores, credores e demais profissionais podem analisar a situação do empreendimento e saber se ele gera fluxos de investimentos positivos ou não. Isso também permitirá conhecer as atividades de financiamento e investimento que envolvem ou não caixa.
O que é necessário para fazer um fluxo de caixa?
Os 5 passos fundamentais para desenvolver uma ferramenta prática e fácil de usar:
- Tenha todas as informações contábeis da empresa, balanço patrimonial e demonstração de resultados. Esta informação dará o saldo inicial, ou seja, o ponto de partida do fluxo.
- Defina o período a analisar. Isso dependerá do tipo de empreendimento e dos objetivos de médio ou longo prazo.
- Registre todas as receitas desse período.
- Registre as despesas ou despesas no período.
- Com esses registros já no formulário, calcula-se a diferença entre o total de receitas e o total de despesas ou despesas, juntamente com o valor inicial.
Outra possibilidade é fazer um fluxo de caixa projetado e é uma variante que permite estimar números futuros. Serve para antecipar um déficit futuro, avaliar um lucro extra ou um investimento para o crescimento do empreendimento.
Leia também::: Você sabe como aumentar o capital de giro?
Benefícios de calcular e gerenciar o fluxo de caixa
Já vimos o que é fluxo de caixa, mas quais são os benefícios de calcular o fluxo de caixa? Em linhas gerais, todas as vantagens poderiam ser resumidas em um aumento do controle financeiro. No entanto, para ser específico, deixamos alguns dos efeitos diretos da realização desses cálculos:
Respeite o pagamento aos seus funcionários
A produtividade de sua empresa e, com ela, sua solvência financeira depende muito do desempenho da força de trabalho. Com uma boa gestão financeira, você poderá pagá-los pontualmente todos os meses. Isso afeta sua satisfação com sua posição.
Faça os investimentos certos
Saber o que você precisa, tanto em termos de serviços quanto de estoque, é uma forma de evitar gastos desnecessários. Ou seja, sua empresa terá tudo o que precisa para operar normalmente: nem mais, nem menos.
Otimize os lucros
Saber quanto você ganha e quanto gasta lhe dará uma grande clareza nos negócios. Em outras palavras, você poderá fazer planos viáveis para seus pagamentos e forjar estratégias para aumentar os lucros a longo e curto prazo.
Aumentar a reserva de capital
O aumento nos lucros resulta em um aumento no poder de compra. Reservar parte deste capital para potenciais incidentes futuros, ou para investir em ações, é uma estratégia muito bem sucedida, gerando assim uma situação de estabilidade.
Expanda sua empresa
Caso o fluxo de caixa seja positivo, você pode destinar parte de seus lucros para a expansão corporativa. Ou seja, leve seu negócio a novos horizontes para desenvolver sua empresa com excelência.
Solicite um empréstimo bancário
Ao respeitar os pagamentos pendentes, seu histórico de crédito será sempre favorável. Fator que os bancos levam em consideração na hora de conceder financiamentos, recebendo um empurrão para redirecionar o negócio para um futuro de sucesso.
Leia também::: 5 dicas para ter sucesso ao empreender
Mantenha o fluxo de caixa em dia
Para finalizar, recomendamos que você conheça os diferentes tipos de custo. Pode ser muito útil na hora de fazer uma análise financeira mais profunda da sua empresa. Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda, entre em contato conosco.
Estamos sempre disponíveis para qualquer necessidade e, com a gestão financeira, cuidamos de todos os aspectos financeiros da sua empresa. Para saber mais sobre nossa solução, e como ela pode ajudar o fluxo de caixa da sua empresa, clique aqui e converse com nossa equipe!